Entenda a importância da balança comercial para a economia de um país

Receita Federal cria Fórum de diálogo no âmbito tributário e aduaneiro (Fata)
21 de janeiro de 2023
Desvendando o Regulamento Aduaneiro: tudo o que você precisa saber
18 de março de 2023

O saldo da balança é o resultado da diferença entre as exportações e importações que um país realiza em um determinado período

A balança comercial registra no período de um ano as importações e as exportações de bens e serviços de um país e o saldo pode ser calculado fazendo uma subtração do valor das importações a partir do valor das exportações e é sempre apresentado na forma de dólares americanos.

A importação ocorre quando produtos e mercadorias são comprados por um determinado país. Já a exportação refere-se a todos os produtos que foram produzidos em uma nação e vendidos para outros países. O indicador da balança comercial é tão importante quanto o Produto Interno Bruto (PIB).

De forma geral, os países mais ricos costumam exportar produtos mais tecnológicos e com alto valor agregado, por exemplo, medicamentos e aparelhos eletrônicos. Já os países subdesenvolvidos comercializam, de modo geral, produtos mais primários, fruto de atividades econômicas de agropecuária e extrativismo mineral.

É muito comum ouvirmos os termos superávit e déficit na economia. Esses conceitos são relacionados ao resultado do cálculo do indicador. Há superávit quando o volume exportado pelo país é maior do que o importado, gerando um saldo positivo. No entanto, déficit significa que o país importou mais do que exportou, ocasionando um saldo negativo nas contas.

O resultado da balança comercial impacta diretamente no cálculo do PIB, do país. Esse índice pode é explicado como o resultado oficial de tudo o que foi produzido e comercializado dentro de uma nação durante o período de um ano.

O PIB pode ser dividido entre quatro componentes: investimentos privados, o consumo da população, gastos governamentais e o saldo das transações realizadas com as nações estrangeiras.

Os principais fatores que influenciam na balança comercial são:

Relação demanda e oferta. Com a economia globalizada é comum que quando os parceiros comerciais de um país Y estejam passando por alguma recessão econômica, demandam menos produtos e a exportação desse país Y deve cair. Sendo assim, os preços dos produtos ofertados também vão cair, pois a oferta é grande para uma demanda pequena. Entretanto, quando os parceiros comerciais estão comprando mais que o país Y consegue produzir, aumentam os preços das mercadorias.

Protecionismo. Medidas econômicas de protecionismo são taxas ou restrições às importações de outros países, para que os seus produtores internos possam ser beneficiados.

Taxa cambial. Quando a moeda nacional está valorizada frente às moedas estrangeiras significa que as importações devem ficar mais baratas e podem ser alavancadas. No entanto, quando a moeda nacional está desvalorizada, as mercadorias internas ficam mais baratas e competitivas para os compradores internacionais. A balança comercial é um indicador importante para os investidores pois é uma forma de entender como a economia do país deve se comportar nos próximos meses e até anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish