O objetivo da mudança é desburocratizar e aprimorar o processo de importação
Atualmente toda carga aérea é registrada no Siscomex Mantra, um sistema com mais de 20 anos em operação. Em breve será substituído pelo novo Módulo CCT AÉREO do Portal Siscomex.
O Siscomex Mantra é um sistema de comércio exterior que auxilia o controle aduaneiro sobre os veículos, além de registros de trânsito de cargas pelo território brasileiro. Esse modelo de cargas despachadas por modal aéreo funciona há mais de 20 anos.
Ele é utilizado em alguns aeroportos, mas está previsto para ser substituído pelo novo Módulo CCT AÉREO do Portal Siscomex, que permitirá o emprego de padrões, diminuindo custos de conformidade para os transportadores e aumentando a segurança.
O CCT é a sigla para Controle de Carga e de Trânsito, que consiste na operacionalidade do transporte e da logística e da sua relação com o poder público.
A substituição do MANTRA pelo CCT trará benefícios significativos. O novo módulo tem o objetivo de atender todos os modais com base nos padrões internacionais. Com isso, os ganhos em segurança, simplificação e otimização (de recursos e de prazos) são expressivos e devem fazer toda a diferença para o importador.
Tanto os operadores aeroportuários e transportadores podem registrar divergências para a concessionária, entrega de carga, realizar upload do conhecimento de embarque pelo sistema. O CCT está dentro do Programa Portal Único e foi desenvolvido para ser um controle de carga único, independente do modal utilizado. Em um primeiro momento, atenderá apenas o modal aéreo, por isso, CCT AÉREO.