BTP adquire certificado Internacional de Energia Renovável e garante de forma pioneira no porto de Santos a utilização de energia renovável em seu terminal.
A Brasil Terminal Portuário (BTP), em julho de 2021, adquiriu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), que tem reconhecimento global, garantindo a utilização de energia renovável pelas empresas. Ou seja, 100% da energia utilizada para o funcionamento da BTP é limpa, proveniente de fontes renováveis. É um grande passo para o desenvolvimento sustentável no Porto de Santos.
O compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente vem antes mesmo do começo da sua trajetória no Porto de Santos. Ela foi responsável pela recuperação ambiental do antigo lixão da Alemoa, no local que hoje opera o maior terminal de contêineres da América do Sul. Em entrevista ao site Guia Marítimo, o CEO da BTP Ricardo Arten explica que a “A BTP pratica o respeito ao meio ambiente desde a sua concepção, e a sustentabilidade segue como fundamental valor corporativo. Investimentos em sustentabilidade são sempre considerados em nossos planos de curto, médio e longo prazos”.
Em entrevista concedida ao Guia Marítimo, Renato Ferreira, gerente da Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Qualidade (HSEQ), o certificado I-REC é o símbolo da responsabilidade ambiental da BTP, que sempre busca alternativas sustentáveis para a instituição e meio ambiente. Segundo ele, a energia elétrica consumida de fontes 100% renováveis coloca a empresa em uma posição de destaque.
Esse fato reforça o posicionamento do país de ir ao encontro dos desafios globais para o desenvolvimento sustentável. De acordo com Joel Contente, diretor de assuntos corporativos, em entrevista ao Guia Marítimo, estar alinhado com o objetivo da ONU de desenvolvimento sustentável é muito orgulho para a BTP.
A BTP tem um rigoroso processo de apresentação de informações ambientais, sociais e de governança detalhadas e também por auditoria documental com o objetivo de desenvolver operações mais sustentáveis.
A certificação I-REC possui validade internacional e é utilizada no Brasil desde 2017. O processo de aquisição deste certificado, pela BTP, teve apoio de empresas parceiras como a 2W Energia e Engie Brasil.