O projeto também prevê a construção de uma rede transporte coletivo entre os 11 munícipios da região.
Os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú deram um passo importante para o projeto de interligação regional em Santa Catarina. No dia 12/07, as cidades enviaram os documentos para autorização de aporte financeiro do Banco Mundial junto a União para construção do túnel no rio Itajaí-Açu. Além dessa obra, o projeto visa implantar uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí em parceria com a Amfri. O novo modelo de mobilidade contará ainda com a interligação entre Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.
O projeto teve apoio de equipes técnicas dos três munícipios com aprovação de cada prefeitura. Em entrevista à Revista Portuária, o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni informa que projeto vai desenvolver a região, pois receberá investimentos privados, além de garantir qualidade de vida e economia nos deslocamentos da população.
Segundo Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, em entrevista à Revista Portuária, o projeto servirá de exemplo para outros municípios do Brasil. De acordo com o prefeito Liba Fronza, de Navegantes, em entrevista concedida à Revista Portuária, a cidade tem muito para crescer e será muito beneficiada com essa obra.
Após análise técnica, as cidades optaram por um túnel imerso em vez de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial portuária as margens do Itajaí-Açu. O túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá. O projeto está em fase de elaboração e prevê seis pistas para veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público. Os moradores de Itajaí e Navegantes esperam melhores condições de deslocamento e fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes sem precisar pegar a BR-101.
O projeto atenderá todas as cidades que compõem a Amfri. O sistema central vai conectar o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú. O sistema sul atenderá Bombinhas, Porto Belo e Itapema e o sistema norte, os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já o sistema oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.
O sistema central será exclusivo para veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Os demais sistemas (norte, sul e oeste) terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI.
É previsto uma frota de ônibus com 81 veículos, sendo 44 elétricos e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI. Os ônibus serão de 12, 18 (articulados) e 24 metros (biarticulados). O STCR/AMFRI prevê investimentos em reurbanização com implantação de 105 km de ciclovias somada aos 108 km já existentes.
As implantações estão previstas para iniciar em 2024 com prazo de entrega de quatro anos. O aporte financeiro está garantido pelo Banco Mundial, com responsabilidade de execução dos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, em gestão compartilhada também com Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.