Antecipe as suas cargas: descubra como o Ano Novo Chinês afeta suas importações

Balança comercial segue em alta com superávit de US$ 58,75 bilhões no acumulado
10 de novembro de 2021
ANX comemora 10 anos de atuação no setor de Comércio Exterior e realiza festa com colaboradores
21 de dezembro de 2021

O feriado mais importante da China costuma parar a linha de produção do país por uma semana. Em 2022 será de 31/01 a 06/02

Entre todos os feriados da China, o Ano Novo é considerado o mais importante de todos. Para se ter uma ideia da importância que essa celebração tem para os habitantes, todos costumam tirar uma semana de folga de seus trabalhos, fazendo com que todas as linhas de produção no país parem.

Sabendo disso, muitos importadores brasileiros e de outras partes do mundo costumam antecipar as suas compras e importações, a fim de garantir que os produtos adquiridos cheguem a tempo.

No período que antecede o feriado, os fabricantes do país aceitam apenas pedidos que terão capacidade de ser entregues antes que o feriado comece a ser comemorado. A produção chinesa só é iniciada e os pedidos reestabelecidos depois desse período de folga.

O Ano Novo chinês é comemorado em períodos e tradições diferentes comparado ao Brasil e boa parte do mundo. Os chineses têm a tradição de seguir um calendário com base nas fases da Lua, ou seja, eles não têm uma data fixa para celebrar a virada do ano.

Para 2022, o Ano Novo Chinês será comemorado com as festividades tradicionais de 31/01/2022 a 06/02/2022, retornando com as atividades no dia 7 de fevereiro.

Dicas para se preparar para esse grande feriado Chinês

  • Avise os seus clientes. Muitas pessoas no ocidente desconhecem a cultura oriental, portanto informe aos seus clientes que durante esse período pode existir aumento de tarifas, atrasos e demora na produção da mercadoria. Deve ser ressaltado que muitas cargas podem ficar paradas, por isso, deve existir o dobro de atenção para itens perecíveis ou então a antecipação no envio das cargas e importação
  • Tranquilize seus clientes, pois mesmo que uma reserva seja cancelada, ela será reprogramada para seguir na próxima partida disponível.
  • Planeje as cargas que estão chegando na China ou saindo do país. Como não há desembaraço aduaneiro, mantenha a gestão das cargas impecáveis, pois pode ocorrer de algumas ficarem paradas em portos ou terminais e existir cobrança de armazenagem.
  • Procure por parceiros em países próximos. Nem todos os países asiáticos comemoram o ano novo nesta data, se possível busque parceiros em outros locais que ofereçam o produto ou serviço semelhante ao que você precisa. Em caso de urgência, isso pode ser uma boa saída, por isso é bom sempre ter um plano B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish